Comer chocolate amargo pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2? 🍫
- Daniel Dal Toé
- 8 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Um estudo superinteressante da Escola Pública de Harvard TH Chan, nos Estados Unidos, trouxe uma notícia animadora para quem ama chocolate: consumir cinco ou mais porções de chocolate amargo por semana pode reduzir em até 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Essa descoberta veio do acompanhamento de mais de 111 mil enfermeiras ao longo de 25 anos. Elas registraram seus hábitos alimentares, incluindo o tipo de chocolate que consumiam. O resultado? Quem tinha o chocolate amargo como parte da rotina apresentou menor risco de diabetes e ainda conseguiu manter o peso com mais facilidade. Já o chocolate ao leite não teve o mesmo efeito e, na verdade, foi associado ao ganho de peso.
O que explica isso? O chocolate amargo é rico em flavonoides, compostos encontrados também em frutas e vegetais, que trazem vários benefícios para a saúde. Esses flavonoides já foram relacionados à redução do risco de diabetes tipo 2, e podem ser a peça-chave nesse caso.
Apesar de algumas limitações no estudo, a relação entre o consumo de chocolate amargo e o menor risco de diabetes é forte o suficiente para justificar mais pesquisas. Inclusive, entender melhor os mecanismos por trás disso pode abrir portas para novas abordagens na prevenção do diabetes.
Então, a dica está clara: se for incluir chocolate na sua alimentação, prefira o amargo! Além de delicioso, ele pode ser um aliado na saúde – mas como sempre, com moderação. Que tal incluir um pedacinho na sua rotina?😉
Esta pesquisa foi publicada no BMJ.

.png)



























Comentários