Ganhei peso e agora?
- Daniel Dal Toé
- 1 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Por que a obesidade é uma preocupação?
Tanto o sobrepeso quanto a obesidade podem aumentar a probabilidade de desenvolver sérias complicações. Esses problemas incluem diabetes, pressão alta , doenças cardíacas , derrame, cálculos biliares, colesterol alto, gota e muitos tipos de câncer. A obesidade pode dificultar o tratamento de muitos outros problemas médicos e até aumenta o risco de morte prematura.
O que causa obesidade?
A obesidade é muito complexa e não apenas um simples problema de força de vontade ou autocontrole. Em geral, resulta de uma combinação de comer demais, praticar pouca atividade física e genética. Sobrepeso ou obesidade ocorrem quando, com o tempo, o corpo consome mais calorias do que queima. No entanto, algumas pessoas ganham peso mais facilmente do que outras.
Outra possível causa da obesidade é um desequilíbrio hormonal, como no hipotireoidismo (na glândula tireóide ativa) ou na síndrome de Cushing . Estes são raros, no entanto.
Alguns medicamentos podem causar ganho de peso, como os usados para tratar diabetes, doenças psiquiátricas, distúrbios neurológicos ou condições inflamatórias. O seu médico poderá sugerir um medicamento diferente que tenha menos efeito no ganho de peso.
Nossa compreensão da obesidade está crescendo rapidamente. Por exemplo, agora sabemos que as células adiposas, o trato gastrointestinal e o cérebro produzem muitos hormônios que desempenham um papel importante em quanto você come, quanta energia (calorias) gasta e quanto pesará.
Como é tratada a obesidade?
Não existe uma solução simples ou uma pílula para curar a obesidade. No entanto, existem tratamentos eficazes para ajudar a gerenciá-lo. A obesidade precisa de uma abordagem de longo prazo que combine dieta, aumento de atividade e mudanças no estilo de vida.
Algumas pessoas com obesidade também podem se beneficiar de medicamentos
para perda de peso ou mesmo de cirurgia bariátrica.
Endocrinologistas, especialistas em hormônios e metabolismo, podem ajudar a avaliar a causa de sua obesidade e as possíveis complicações. Eles também podem direcionar como você deve ser tratado e prescrever e monitorar seus medicamentos.
Responsável Técnico - Dr. Daniel Meller Dal Toé - CRM/SC 12771 RQE 6486
Comments