A busca pela perfeição pode estar criando um problema de fertilidade
- Daniel Dal Toé
- 31 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
A luta contra a calvície ou a busca por músculos maiores pode deixá-lo infértil, de acordo com especialistas.
Eles argumentam que os transtornos dismórficos corporais e a pressão social podem levar alguns indivíduos a tomarem esteróides anabolizantes (AAS).

Apelidado do paradoxo de Mossman-Pacey, essa teoria recebeu o nome dos dois pesquisadores que descreveram o fenômeno: James Mossman, PH.D da Brown University e Prof Allan Pacey, da University of Sheffield. Eles também observam que esse paradoxo pode ser aplicado a homens que usam medicamentos como a finasterida para tratar a calvície.
"Eu notei alguns homens chegando para ter sua fertilidade testada e esses caras eram enormes", explicou Mossman à BBC . "Eles estão tentando parecer grandes demais, parecendo os pináculos da evolução. Mas eles estão se tornando muito impróprios em um sentido evolucionário, porque sem exceção eles não tinham nenhum espermatozóide em sua ejaculação."
"Esse impulso para se tornar fisicamente apto, apesar das consequências, faz com que alguns homens recorram a esteróides anabolizantes, argumentam eles. Por sua vez, isso faz com que os caras se adaptem menos evolutivamente".
"Em termos evolutivamente contundentes, nenhum espermatozóide = nenhum bebê = baixa aptidão", escreveram Mossman e Pacey em sua carta. "Em outras palavras, muitos homens estabelecem um objetivo inalcançável de se adaptar fisicamente e evolutivamente ao usar AAS, e colocam sua masculinidade e muscularidade em conflito direto."
No entanto, Mossman e Pacey acreditam que é preciso haver mais educação sobre os perigos do abuso de esteróides, especialmente entre os homens jovens.
"O abuso de esteróides continua aparecendo nas clínicas, e a mensagem não é divulgar aos rapazes que é um problema, e um pouco de informação poderia poupar muita dor de cabeça", disse Pacey à BBC .
Original - Mens Health.
Comments