top of page

Testosterona 

-  A testosterona é um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Esse hormônio não apenas controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do seu corpo (desejo sexual, ereção, desenvolvimento e maturação do espermatozoide) como também desempenha papel decisivo na sua saúde e bem-estar físico e mental como um todo.

Sabe-se que a deficiência de testosterona pode causar grande variedade de sinais, levando a algumas doenças características do sexo masculino e à redução das ações desse hormônio necessárias à saúde do homem.

Na Idade Adulta

A testosterona na idade adulta é fundamental para a sexualidade e a reprodução

A ação da testosterona no homem adulto é responsável pelo controle do desejo sexual (libido), pela ereção (capacidade de manter o pênis rígido) e pela fertilidade (capacidade de reprodução).

A potência sexual depende da testosterona, e isso pode ser inferido pelas ereções espontâneas que ocorrem de manhã, período do dia em que os níveis desse hormônio no homem adulto ficam mais altos.

A ação da testosterona, no homem adulto, é essencial para a produção de espermatozoides nos testículos, o que tem efeito direto sobre a fertilidade.

A frequência dos orgasmos também depende da ação da testosterona. A maior parte do volume ejaculado é constituída de líquido seminal, produzido na vesícula seminal e na próstata, que estão sob a influência desse hormônio. A quantidade ejaculada tem relação com a ação da testosterona, assim como a qualidade do esperma (a frutose do sêmen, por exemplo, é fonte de energia para os espermatozoides).

.

Baixo Libido Testosterona
testosterona endocrinologia

 Acontece nos jovens? 

Não podemos falar em andropausa na puberdade, pois essa denominação só se aplica a pessoas adultas.

Algumas alterações provocadas por deficiência de testosterona na puberdade podem assemelhar-se às da fase adulta. Se o início dos sintomas dessa deficiência incidir na adolescência, a formação das características sexuais secundárias masculinas não ocorre ou ocorre com atraso (a voz não se modifica, a barba não cresce nem surgem pelos no corpo e na região pubiana). Os testículos continuam infantis e pequenos e o pênis não se desenvolve.

A testosterona também é responsável pela finalização do desenvolvimento longitudinal dos ossos longos, fechando as placas de crescimento. Nas crianças com défict de testosterona, por problemas genéticos ou adquiridos e não tratados, os efeitos da deficiência de testosterona podem levar a alterações da proporção corporal, causando a desproporção do segmento inferior em relação ao superior, assim como o alongamento excessivo de pernas e braços.

#testosterona 

Amigos, se vocês têm notado uma queda na libido, isso pode ser um sinal de que algo está acontecendo com sua saúde hormonal. Não ignore esses sinais! 👇

🔍 Possíveis causas do baixo libido:

- Desequilíbrio hormonal (testosterona baixa)

- Estresse e ansiedade

- Problemas de sono

- Doenças crônicas como diabetes e hipertensão

- Efeitos colaterais de medicamentos

👨‍⚕️ Por que procurar um endocrinologista?

 

Realizamos exames hormonais detalhados para entender a causa do problema.

Desenvolvemos um plano de tratamento personalizado para restaurar sua saúde hormonal.

Não espere mais!

Se você está passando por isso, agende uma consulta com um endocrinologista. Sua saúde é prioridade! 💪

#SaúdeDoHomem #Endocrinologia #BaixoLibido #QualidadeDeVida #CuidedeVocê

©  2025 por Daniel Meller Dal Toé - Médico Endocrinologista - CRM/SC 12771 RQE 6486

Rua Coronel Pedro Benedet 505, sala 102 - Millenium Saúde Center - Centro - Criciúma/SC 

Tel: 048 3430-1110

   99943-4849

bottom of page