top of page

Testosterona 

-  A testosterona é um dos hormônios mais importantes do sexo masculino. Esse hormônio não apenas controla o desenvolvimento das características sexuais do homem e as funções de reprodução do seu corpo (desejo sexual, ereção, desenvolvimento e maturação do espermatozoide) como também desempenha papel decisivo na sua saúde e bem-estar físico e mental como um todo.

Sabe-se que a deficiência de testosterona pode causar grande variedade de sinais, levando a algumas doenças características do sexo masculino e à redução das ações desse hormônio necessárias à saúde do homem.

Na Idade Adulta

A testosterona na idade adulta é fundamental para a sexualidade e a reprodução

A ação da testosterona no homem adulto é responsável pelo controle do desejo sexual (libido), pela ereção (capacidade de manter o pênis rígido) e pela fertilidade (capacidade de reprodução).

A potência sexual depende da testosterona, e isso pode ser inferido pelas ereções espontâneas que ocorrem de manhã, período do dia em que os níveis desse hormônio no homem adulto ficam mais altos.

A ação da testosterona, no homem adulto, é essencial para a produção de espermatozoides nos testículos, o que tem efeito direto sobre a fertilidade.

A frequência dos orgasmos também depende da ação da testosterona. A maior parte do volume ejaculado é constituída de líquido seminal, produzido na vesícula seminal e na próstata, que estão sob a influência desse hormônio. A quantidade ejaculada tem relação com a ação da testosterona, assim como a qualidade do esperma (a frutose do sêmen, por exemplo, é fonte de energia para os espermatozoides).

.

testosterona endocrinologia

 Acontece nos jovens? 

Não podemos falar em andropausa na puberdade, pois essa denominação só se aplica a pessoas adultas.

Algumas alterações provocadas por deficiência de testosterona na puberdade podem assemelhar-se às da fase adulta. Se o início dos sintomas dessa deficiência incidir na adolescência, a formação das características sexuais secundárias masculinas não ocorre ou ocorre com atraso (a voz não se modifica, a barba não cresce nem surgem pelos no corpo e na região pubiana). Os testículos continuam infantis e pequenos e o pênis não se desenvolve.

A testosterona também é responsável pela finalização do desenvolvimento longitudinal dos ossos longos, fechando as placas de crescimento. Nas crianças com défict de testosterona, por problemas genéticos ou adquiridos e não tratados, os efeitos da deficiência de testosterona podem levar a alterações da proporção corporal, causando a desproporção do segmento inferior em relação ao superior, assim como o alongamento excessivo de pernas e braços.

#testosterona 

bottom of page